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segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Análise tática inicial do PES 2014

Percebi que o computador é OBCECADO pela ocupação dos espaços ofensivos no lado do campo. Isso parte de uma tradição do PES mantida na edição 2014 – o apoio constante dos laterais. Basta o volante do setor receber para o lateral disparar oferecendo o passe. A grande questão neste ano é que a linha defensiva obedece a ENCAIXES DE MARCAÇÃO, e o lateral adversário geralmente se adianta para sair no homem da bola, abrindo uma avenida.
A seguir, dois frames de um gol marcado por mim utilizando-me desta estratégia: troca passes pelo meio enquanto observa o lateral RASGANDO pelo lado. Vai jogando a isca até o lateral adversário sair da linha defensiva. Quando ele sair, BINGO, mete o lançamento pelo alto (L1 + triângulo), caprichando – obviamente – na mira e na força do passe:
Aqui tem outra variação para a jogada de lado. Desta vez não é o lateral quem chega ao fundo do campo, mas sim um meio-campista (ou atacante, tanto faz). A jogada começa com um pivô no meio-campo. O jogador que está com a bola recua para o lateral acionando a tabela programada (L1 + X). O lateral recebe e espera o lateral adversário sair para marcá-lo. Na hora certa, devolve para o companheiro que tocou e saiu em velocidade, usando o triângulo (SEM APERTAR O DIRECIONAL, ISSO É OBRIGATÓRIO AGORA NAS TABELAS PROGRAMADAS) ou o L1 + triângulo (passe por cima, esse pode usar o direcional):
Para encerrar a jogada, cruzei rasteiro (agora é “duplo bolinha”) para meu jogador livre na área bater de primeira, porque NÃO TENHO ACERTADO NENHUM CRUZAMENTO PELO ALTO, e pra piorar, quando acerto, NÃO CONSIGO ACERTAR NENHUM CABECEIO – meus jogadores sequer pulam, jogada pelo alto sempre dá goleiro ou zagueiro, na minha área ou na do computador:
Falando em PIVÔ, essa jogada também funciona bastante, e faz o JOGO CENTRAL entrar em cena. Não é manha, É FUTEBOL, é observar padrões de comportamento e induzir o adversário ao erro para ocupar os espaços relevantes e atravessar a última linha deles para marcar gols. FUTEBOL. E, além dos avanços pelos lados, as triangulações partindo de pivôs pelo meio surtem bastante efeito.
Isso graças a duas mudanças: o VARIADO REPERTÓRIO de pivôs que saem de inúmeras combinações entre o direcional que o jogador usa (pode ser a cruzinha, meu caso, ou o L) e o R; e também do aumento do USO DO CORPO no PES 2014: os jogadores conseguem, usando braços e tronco, proteger a bola, girar e PALETEAR (carregar nas costas, em gauchês) o adversário.
Aqui tem um gol que sai deste pivô. Novamente, ele dá certo porque a marcação obedece a ENCAIXES INDIVIDUAIS: o zagueiro do computador sai para caçar meu centroavante, ele recebe, gira, e aciona o outro atacante que, inteligentemente (HÁ UMA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL OPERANDO NELE), movimenta-se para ocupar o espaço aberto e infiltrar-se. Aí é “só acertar o passe” – o que está bem difícil, tem que calcular precisamente a direção e a força, senão dá errado:
*MAIS OBSERVAÇÕES TÁTICAS:
- testei vários times e várias formações, e me adaptei melhor ao 4-4-2 losango, por me proporcionar ao mesmo tempo as tabelas centrais com dois centroavantes em cima dos zagueiros adversários, enquanto isso abre os lados para o avanço dos laterais;
- a marcação melhorou DEMAIS, principalmente a RECOMPOSIÇÃO DEFENSIVA – o atacante pode até receber atrás da linha, mas a zagueirada consegue voltar antes da finalização; a pressão com o quadrado está boa, foi mantido o “duplo X” para dar botes, dá para usar o direcional esticando a perna na interceptação de passes, e o R é o novo comando para o JOGO DE CORPO. Tem ainda um “X + R2″ que usa o braço para afastar o adversário.
- sem contar as orientações táticas sobre adiantar ou não a linha defensiva, encurtamento de pressão, etcétera. Falando nisso, o BALANÇO DEFENSIVO é muito eficiente, ou seja, o time compacta-se no setor atacado – o que permite ao time com a bola, se conseguir sair da pressão, achar bons passes com INVERSÕES RÁPIDAS DE LADO, pegando o lateral oposto adversário muito fechado na cobertura dos zagueiros. Como eu disse, FUTEBOL.
- ainda sobre a marcação, os carrinhos estão PERFEITOS, com movimentos reais, tanto de quem aplica quanto de quem cai no chão. Muito legal. E, para melhorar, os juízes estão PERMITINDO MAIS CONTATO – marcam menos faltas e, quando marcam, dão menos cartões.
*OBSERVAÇÕES TÉCNICAS:
- está MUITO DIFÍCIL acertar a casinha. Tem que calibrar exatamente força e direção. O chute de primeira às vezes não sai. Tenho usado um RECURSO NOVO que surte bastante resultado: carregar o quadrado, e na hora do chute APERTAR O TRIÂNGULO – isso faz a bola sair uma pancada RASTEIRA, e os goleiros têm se atrapalhado. A cobertura com L1 + quadrado foi mantida e também dá certo, assim como a colocada com R2 + quadrado – embora com essa eu só chute por cima;
- é quase impossível acertar um cabeceio, em qualquer lugar do campo – SE ALGUÉM SOUBER COMO FAZ, POR FAVOR ME DIGA. Na bola defensiva tem que enfiar o dedo no quadrado para acertar a bola. Com o X, sem chances. E para fazer gol meus jogadores simplesmente NÃO CABECEIAM. Sequer pulam. Deve ter algum comando novo que não encontrei ainda;
- os botões mais importantes são o R e o R2. Isso graças ao CONTROLE DE BOLA, muito mais arredondado e real. O R2 serve para tudo, principalmente dominar e driblar. Ele também dá um CORTE SECO (tem que soltar o direcional e a corrida, e apertar o R2) que simplesmente deixa órfão o marcador. Os dribles também saem de combinações entre R2, R e direcional que estiver usando;
- o R também é importante porque ele chama os pivôs (como eu disse, R + o direcional que você usa) que são muitos bonitos e variados; e também porque ele é o JOGO DE CORPO, com a bola ou sem, é com o R que você afasta o adversário e se antecipa a ele no jogo aéreo;
- outra combinação muito legal do R com o direcional é o drible com TROCA DE PÉ. Bota o R para um lado e o direcional para o outro, conduzindo a bola, que o jogador troca a bola de pé e deixa o marcador na saudade. Se fizer isso e ainda adicionar um duplo R1, aí ele solta uma magia diferente na troca de pé;
- o triângulo para passes pelo chão NÃO É RECOMENDÁVEL. Geralmente ele entrega a bola no pé do marcador. Agora ele só funciona bem combinado ao L1 (lançamento por cima) ou então nas tabelas iniciadas com L1 + X – neste caso, como eu disse antes, desde que NÃO APERTE O DIRECIONAL. Faz o L1+ X e depois solta o direcional, dando apenas o toque no triângulo – aí sim o passe sair perfeito. Caso contrário, use o X para fazer qualquer passe, mesmo que seja mais longo (aí é só carregar mais a força);
- o duplo R1 voltou com força para dar arrancadas em velocidade. Além disso, os jogadores estão mais fortes, protegendo a bola melhor com o R, e controlando ela melhor com o R2. Isso permite IR DENTRO do marcador e tentar a individual sem fazer o velho “raio-X”, mas sim driblando-o na velocidade e na força.

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