Clubedogameonline.com.br

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Conheça os 19 estúdios nacionais que farão jogos para consoles da Sony

Behold Studio, JoyMasher, Pocket Trap e outros estúdios devem receber kits de desenvolvimento do PS Vita e PS3 até começo de 2014

Henrique Sampaio/Arena iG
Indies da América Latina foram destaque na última conferência da Sony em SP, em 24 de outubro

[Atualização: após a publicação da reportagem, Rodrigo Motta, um dos criadores de Xilo, afirmou que seu estúdio Kaipora Digital possui um kit de desenvolvimento do PS Vita e que o jogo está sendo convertido para o portátil, embora a desenvolvedora não conste na lista oficial da Sony obtida pelo Arena]
Além de anunciar jogos localizados para o português no PlayStation 4, a PS Plus brasileira e aedição especial do Senna de Gran Turismo 6, a Sony revelou em sua conferência pré-BGS que 19 estúdios brasileiros independentes estão desenvolvendo jogos para consoles PlayStation, o que pegou muita gente de surpresa. O vídeo divulgado na apresentação mostrou diversos grupos indie da América Latina, incluindo os brasileiros JoyMasher, trio paulista responsável por Oniken, e o PetitFabrik, de Manaus. Mas quais são os outros estúdios, que jogos eles estão produzindo e para quais consoles?
Procuramos a assessoria da Sony, que nos revelou a lista completa dos 19 estúdios brasileiros que estão desenvolvendo jogos para plataformas da companhia. A lista inclui nomes como os brasilienses da Behold Studio (de Knights of Pen & Paper e Chroma Squad ), os recifenses da Jynx, os cariocas surgidos da extinta Critical Studio, o BitCake Studio ( de Project Tilt ), os catarinenses da Hoplon (de Taikodom e Heavy Metal Machines), os paulistas da Pocket Trap ( de Ninjin ), dentre outros. Também apuramos os jogos que estão sendo desenvolvidos ou convertidos por alguns estúdios e as possíveis plataformas que eles chegarão. Veja a lista completa no final da reportagem.
Reprodução
Ninjin
Os desenvolvedores da Behold, JoyMasher, BitCake Studio, Pocket Trap, Fire Horse e Vortex com quem tivemos contato, disseram estar esperando os kits de desenvolvimento (SDK) prometidos pela Sony para até o começo do ano que vem, para começarem a trabalhar em versões de jogos já desenvolvidos ou jogos novos.
Rodrigo Zangelmi, um dos criadores de Ninjin (que foram finalistas no Indie Speed Run ), disse que conversou com a Sony durante a Brasil Game Show (BGS), por indicação de um amigo, ex-desenvolvedor da Critical. "Mostramos o Ninjin e falamos que queríamos ele no Vita. Eles jogaram, gostaram, deram sugestões com base no que falamos que gostaríamos de acrescentar em Ninjin 2 e tudo mais. Enviaram um formulário para a gente, preenchemos e devolvemos! Foi bem simples". Ou seja, além de recente, o processo foi rápido.
Já a Thais Weiller, game designer da JoyMasher, diz que eles foram procurados pela própria Sony. "Foram super atenciosos desde o início. Eles ofereceram SDK de PS3 e PS Vita, mas preferimos só o Vita porque, bem, não somos as pessoas mais rápidas do mundo para desenvolver. Até terminar o jogo, o PS3 seria descontinuado (risos)."
Reprodução
Odallus: The Dark Call
A grande questão para eles, agora, é a incompatibilidade com as engines de seus jogos com o SDK do PS Vita. Enquanto Ninjin possui uma engine própria, Oniken ou Odallus são criados em Multimedia Fusion, uma engine incompatível com a SDK do PS Vita. Ambos estudam converter o jogo para a Unity, bastante utilizada por aqui pela acessibilidade e abrangência de plataformas compatíveis.
Saulo Camarotti, da Behold, disse também estar na espera pelos kits de desenvolvimento, que deve acontecer em janeiro, quando o estúdio começará a estudar a possibilidade de fazer a conversão de Chroma Squad para PS Vita e PS3. A equipe também deve receber, segundo ele, dois kits de desenvolvimento do Xbox One, possibilitando a conversão do jogo também para o console da Microsoft. No PC, Chroma Squad tem previsão de lançamento.
Já a mineira Ilusis, de Skyrise Runner , tem contato com a Sony desde 2007 (ainda que tenha se tornado uma desenvolvedora licenciada apenas no ano passado), o que lhe garantiu kits de desenvolvimento para PSP, PS Vita e PS3. Desse contato surgiram três projetos: StreetKix, que já está pronto e chega ao PSP no final de novembro, nas Américas e Europa, Krinkle Crusher, um tower defense com temática medieval para PS Vita e um terceiro projeto ainda não anunciado para o segundo trimestre de 2014, também para PS Vita.
Reprodução
StreetKix
Para mais detalhes sobre como ser um desenvolvedor da Sony, acesse a página do Programa de Incubação de Desenvolvedores.
Veja abaixo a relação completa dos estudios brasileiros que estão desenvolvendo para a Sony e os jogos que poderão ser desenvolvidos para plataformas PlayStation, conforme apuração do Arena. Com exceção de StreetKix, da Ilusis, que já está pronto e chega no final de novembro para PSP, nenhum jogo possui previsão de lançamento em consoles da Sony. A galeria é meramente ilustrativa, e as imagens não representam as respectivas versões para consoles PlayStation.
Chroma Squad (Behold Studio) - PS3 e PS Vita. Foto: Reprodução
- Behold Studios 
Jogo: versão de Chroma Squad para PS3 e PS Vita
- BitCake Studio 
Jogo: versão de Project Tilt para PS3 e PS Vita (com possibilidade de crossplay entre as versões de Facebook, Steam e Kongregate)
- Corbett Software 
- Deep Knight Games 
Jogo: Nivkhar: A Story of Exodus, RPG estratégico para PS Vita 
- Diamond Dogs
- Everywhere Mobile
- Fire Horse Studio 
Jogo: Possível versão de Like a Boss, originalmente desenvolvido na Global Game Jam 2013
- Harpa Game Studio
- Hoplon
- Ilusis
- JoyMasher 
Odallus: The Dark Call, Oniken ou um jogo inédito para PS Vita
- Jynx
- PetitFabrik
- Pixel Snack 
Wacky: Trouble in Wackyland, para PS Vita
- Pocket Trap 
Versão de Ninjin ou Ninjin 2, para PS Vita
- QUByte
- Rockhead
- TotenDev
- Vortex Game Studio 

0 comentários: