Clubedogameonline.com.br

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Real Racing 3 x GT Racing 2: comparamos os dois jogos mobile de corrida

Com a chegada de GT Racing 2, da Gameloft, Real Racing 3 ganhou um competidor à altura. Esses dois jogos de corrida estão disponíveis tanto para Android quanto iOS e combinam realismo gráfico com muita velocidade e diversão. Mas, vale a pena largar Real Racing 3 para competir no campeonato de GT Racing 2? Veja o comparativo com os dois melhores simuladores de corrida lançados para smartphones e tablets.
Real Racing 3 ou GT Racing 2? Quem ganha essa corrida? (Foto: Montagem  / Dario Coutinho)Real Racing 3 ou GT Racing 2? Quem ganha essa corrida? (Foto: Montagem / Dario Coutinho)
- Gráficos
Neste combate, embora tenha chegado mais recentemente GT Racing 2 não conseguiu entregar todo o realismo presente em Real Racing 3. São jogos muito bonitos visualmente, mas Real Racing 3 leva vantagem tanto em aparelhos potentes como em smartphones de entrada. A expertise do estúdio Firemint vem à tona graças aos updates constantes que Real Racing 3. Embora tenha sido lançado no começo do ano de 2013, além de oferecer novos carros, as atualizações de Real Racing 3 afinaram os gráficos, trazendo novos efeitos visuais, principalmente para quem não tem um smartphone potente.
Com atualizações constantes, Real Racing 3 fica bonito em qualquer aparelho (Foto: Divulgação)Com atualizações constantes, Real Racing 3 fica bonito em qualquer aparelho (Foto: Divulgação)
- Fator ‘Freemium’
Como ambos os jogos são gratuitos para baixar e jogar, é comum que contenham limitações em sua jogabilidade para estimular algum tipo de monetização. Aqui há um claro empate. Um dos elementos mais criticados em Real Racing 3 é a espera para o conserto e aquisição dos carros. Em Real Racing 3, o jogador tem que esperar longos períodos para voltar a utilizar um carro. Caso não queria esperar, é necessário gastar a moeda virtual, para agilizar os processos. Já em GT Racing 2, o jogador recebe os carros imediatamente, tanto no conserto como ao comprar. Outro diferencial é que ao final das corridas os carros são consertados sem custo. Mas, em GT Racing 2 a uma enorme dificuldade para ganhar dinheiro suficiente para comprar novos carros, o que termina empatando a disputa nesse quesito. 
- Desafio e longevidade
Para quem procura um bom desafio, estes dois simuladores de corrida oferecem centenas de horas de jogabilidade, antes que você desbloqueie todos os carros e conquiste todos os eventos. A quantidade de corridas é absurda em ambos os títulos, e giram em torno de mil eventos únicos. O fato dos jogos serem ‘Freemium’ só colabora para a longevidade da jogabilidade, pois estimula quem não pode pegar o atalho de gastar dinheiro real.
GT Racing 2 tem corridas a noite e off-road (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)GT Racing 2 tem corridas a noite e "off-road" (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)
- Carros
Em termos de quantidade de carros, em ambos os jogos estamos muito bem servidos. São em torno de 70 carros de marcas variadas. A representação dos carros em ambos é muito bem feita com várias câmeras tanto dentro como fora do carro.
- Controles e dirigibilidade
Sensação de direção é maior em Real Racing 3 (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Sensação de direção é maior em Real Racing 3 (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)
Ambos os jogos tem controles parecidos. Sendo que o jogador pode escolher entre movimentar o smartphone ou tablet ou escolher jogar através de toques na tela. Já a sensação de dirigibilidade é bem diferente. Em Real Racing 3, o jogador tem uma sensação maior de velocidade e dos riscos de errar uma curva ou frear na hora errada. Já em GT Racing 2, a sensação de estar jogando um simulador de corrida é menor. Em GT Racing 2, os carros realizam algumas curvas de modo irreal, mesmo quando o jogador cometer erros graves como errar a entrada da curva, neste aspecto a dirigibilidade de GT Racing 2 parece mais com a jogos de corrida no estilo arcade.
- Jogabilidade Multiplayer
GT Racing 2 permite partidas entre vários jogadores, jogando ao mesmo tempo (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)GT Racing 2 permite partidas entre vários jogadores, jogando ao mesmo tempo (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)
Embora a jogabilidade online seja usada por uma parcela pequena dos jogadores, a verdade é que muitos não têm tempo de marcar uma reunião online para uma corrida. O modo ‘Time Shifted Multiplayer’ é uma das grandes inovações trazidas pela Firemint. Com ele, o jogador não tem apenas um ‘ghost’ dos seus amigos, mas sim uma representação real do comportamento do jogador em uma corrida. A Gameloft incorporou algo parecido em GT Racing 2 e adicionou a possibilidade de jogar online com outro jogadores, de forma simultânea. Aqui temos outro empate, pois embora tenha um modo a mais que Real Racing 3, GT Racing 2 não tem um sistema de ‘ghosts’ tão apurado quanto o de Real Racing 3.
Conclusão: Realismo x Diversão
Real Racing 3 une gráficos e realismo, sem abrir mão da diversão (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Real Racing 3 une gráficos e realismo, sem abrir mão da diversão (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)
Um ponto onde muitos concordam em relação a estes dois jogos, é como GT Racing 2 pende um pouco para o lado do ‘Arcade Racing’. A física do jogo não é tão apurada como em Real Racing 3 e o fato do jogo permitir que você detone o carro livremente, colabora para a sensação de que não há penalizações em dirigir perigosamente, algo que não condiz com a realidade. Entretanto, olhando pelo lado da diversão, GT Racing 2 permite que o jogador jogue sem parar algo que em Real Racing 3 só é possível se o jogado desembolsar alguma grana. Portanto, se você procura só diversão baixe o GT Racing 2. Se você procura uma experiência mais apurada de direção vá com Real Racing 3.

0 comentários: