Um dia alguns amigos se juntaram e decidiram criar um programa. Ele se chamaria "Catacomb 3-D", o grupo de amigos seria conhecido como id Software e entre eles estava John Carmack, que em entrevista para o New York Times falou sobre como foi criar esse título.
Em 1991 os jogos eram bem simples: "Você corre de um lado para o outro, atira coisas em monstros, pega vida e itens bônus, chega ao fim da fase e vai para outra com um layout diferente", exemplificou Carmarck. Mas em "Catacomb 3-D" tinha algo diferente: a visão que o jogador tinha era baseada no que o personagem do jogo veria. E isso mudou tudo. "Foi mais forte do que eu imaginava", disse Carmack. "Nós vimos pessoas olhando pelas curvas, se esgueirando com as setinhas, então uma porta se abria e ali estava um troll enorme e as pessoas começavam a gritar. Eles realmente caíam da cadeira com o salto pra longe do teclado. Foram reações que eu nunca vi em outro tipo de jogo".
Mas "Catacomb 3-D" não passava de um teste não distribuido. No ano seguinte, 1992, a id lançou uma demo grátis de um jogo bem parecido com o nome de "Wolfenstein 3-D", que acabou por colocar o gênero FPS na história dos videogames para sempre.
Pensando nisso separamos alguns jogos que também marcaram a história com seu estilo FPS de ser.
"BioShock"
Ken Levine conseguiu reunir, em um só jogo, críticas, pensamentos, indagações, escolhas morais e ação, tudo formando uma história bem feita e que até hoje está marcada na mente de muitos jogadores. "BioShock" misturou jogabilidade nova com uma história ambiciosa e até hoje é um sucesso.
"Unreal Tournament"
Além de ter criado alguns dos melhores efeitos sonoros do mundo, "Unreal" tornou o gênero FPS em algo competitivo, criando o sub-gênero de "arena shooter".
"Duke Nukem 3D"
Abraçando tudo que poderia ter de maluco, sujo e "adulto" no mundo dos videogames e dos filmes, "Duke Nukem 3D" cresceu como um FPS que parodiava tudo que era possível ser parodiado misturado com uma jogabilidade invejável.
"Doom"
Armas malucas, inimigos bizarros e extremamente memoráveis, sangue, labirintos e toda uma cultura dedicada ao título. "Doom" se tornou sinônimo de FPS e dominou o mundo (literalmente, já que o jogo tem uma versão para praticamente toda plataforma já feita).
"Half-Life"
Imersão, ação sem parar, ficção científica, sangue, terror, tudo. "Half-Life" tinha tudo. 1998 foi o ano em que uma lenda foi criada. Anos se passaram e ainda assim o mundo esperava pelo dia em que um a aventura de Gordon Freeman terá um encerramento, ou quem sabe um novo começo.
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