Atualmente parte do estúdio 22Cans, Peter Molyneux construiu sua polêmica carreira com trabalhos feitos para a Bullfrog e para a Lionhead Games — nesta última, ele estabeleceu Fable como um dos grandes sucessos do Xbox. Saudoso da obra, ele afirmou em uma entrevista à OXM que gostaria muito de poder trabalhar no desenvolvimento de Fable IV caso a Microsoft lhe desse essa opção.
“É louco pensar que Fable IV não está sendo feito”, afirmou Molyneux. “Eu amaria fazer Fable IV, e o estúdio tentou fazê-lo. No entanto, você teria que conseguir reunir o time original novamente”, explica. Vale notar que, apesar de ser a “cara” da Lionhead, o desenvolvedor não esteve muito próximo do processo de desenvolvimento do game que originou a franquia.
Durante a entrevista, ele também falou sobre como o senso de humor do falecido estúdio nem sempre agradava à Microsoft. “Você sabe sobre o humor britânico, com um senso ligeiramente politicamente incorreto, especialmente em Fable, no qual tínhamos prostitutas e casamentos entre o mesmo sexo. A Microsoft estava chocada, você sabe, eles estavam tentando retirar os mamilos de todas as mulheres para não ofender às pessoas”.
Segundo ele, isso não impedia que a Lionhead inserisse elementos um tanto estranhos nos jogos finalizados. “Se você jogar Black & White [publicado pela Electronic Arts], você vai perceber que os totens são completamente fálicos”, explicou. E você, gostaria de ver o retorno de Fable com o espírito de seus desenvolvedores? Participe da discussão em nossa seção de comentários.