Chegou a hora de saber quais são os consoles, jogos, empresas ou personalidades que estão assoprando as velinhas no mundo dos games nesta semana. 
A lista da semana está bem variada, com títulos cults, um portátil pioneiro e jogos que moldaram toda uma geração. Vale notar que, como estamos próximos ao Natal, vários games foram lançados nesta época para aproveitar as festas de final de ano.

12 de dezembro de 1998: o bizarro Hey You, Pikachu! é lançado no Japão para Nintendo 64

Um dos testes da Nintendo com o N64 e a franquia Pokémon foi esse esquecível game que traz você interagindo com um Pikachu, dando ordens e conversando com o monstrinho. O microfone que acompanhava o jogo foi duramente criticado pela péssima captura de áudio, o sistema de resposta não era dos melhores e as atividades eram bem limitadas. Porém, o público mais infantil — inegavelmente o alvo desta vez — conseguiu aproveitar um pouco da experiência.

12 de dezembro de 2004: nasce o PlayStation Portable, mais conhecido como PSP

A Sony experimentou o mercado mobile pela primeira vez com o PSP, apresentado na E3 de 2003. Foi a primeira grande tentativa de uma rival para a Nintendo depois do fracasso de modelos com o o Neo Geo e o N-Gage — e um dos que chegou mais perto. A recepção inicial foi positiva, incluindo a oferta inicial de jogos, mas aspectos como o alto preço foram criticados na época. Sete anos depois, a chegada do PS Vita praticamente matou o modelo anterior.

13 de dezembro de 1991: Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project é lançado para Nintendinho

As Tartarugas Ninja já eram famosas nos quadrinhos, na televisão, no cinema e nos games em 1991. Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project só aumentou essa fama, com outro capítulo de qualidade do beat 'n up da série. Dessa vez, o game mesclou vários elementos dos filmes, como a dupla de capangas Tokka e Rahzar, além de introduzir elementos valiosos para a jogabilidade, como o agarrão.

13 de dezembro de 2002: The Legend of Zelda: The Wind Waker começa a jornada no GameCube pelo Japão

Quem acompanhava a indústria já nessa época lembra do ódio ao novo visual de Link (que depois ficou conhecido como Toon Link), os gráficos animados em cel-shading e uma temática pirata. Porém, quando o jogo saiu, foi só alegria: o game é de extrema qualidade, a trama é de fato cativamente, o gameplay é muito bem trabalhado e o visual só contribuiu para eternizar esse título na franquia.

14 de dezembro de 1996: Mario Kart 64 acelera para o sucesso ao ser lançado no Japão

A transição da série de corrida envolvendo a principal franquia da Nintendo não poderia ter sido melhor. Mario Kart 64 ampliou o catálogo de corredores, trouxe pistas incríveis e ainda adicionou o esquema de batalha multiplayer, com os mesmos itens de ataque ou defesa e balões coloridos representando as "vidas" de cada personagem. Tem muita gente por aí que consegue até hoje finalizar certos percursos de olhos fechados de tanto que jogou o título para N64.

15 de dezembro de 1989: a Capcom lança o terror e RPG Sweet Home para Nintendinho

Pouca gente de fato conhece Sweet Home, essa mistura de terror e RPG lançado pela Capcom. E o game de fato não é a maior maravilha do mundo, tendo seus defeitos de ritmo e de uma trama bastante confusa. Porém, o fato de você estar preso em uma mansão cheia de enigmas, finais diferentes e até a animação de carregamento quando você abre portas serviram de inspiração para, sete anos depois, um certo Resident Evil ser criado.

15 de dezembro de 1995: a franquia "Tales" começa com Tales of Phantasia no Super Nintendo

A franquia que conta com Tales of Symphonia, Tales of Xilia, Tales of Vesperia e muito mais começou com esse RPG publicado pela Bandai Namco. Os títulos não costumam ser conectados entre si pela história, mas gameplay e outros elementos foram aproveitados e aprimorados pela história. O Linear Motion Battle System (LMBS) também ficou famoso por ser levemente diferente de todos os outros sistemas de combate por turnos.

15 de dezembro de 1989: The Final Fantasy Legend chega para revolucionar o Game Boy

Lançado com o título de Makai Toushi Sa·Ga pela Square no Japão, o jogo The Final Fantasy Legend teve o nome alterado para se adequar melhor ao mercado ocidental. A trama era simples e o sistema de combate não ficava muito atrás, mas trouxe elementos que seriam aproveitados depois em Final Fantasy II. Se deu certo? Foi o primeiro lançamento da Square a atingir mais de um milhão de cópias comercializadas e é descrito como uma influência para todos os desenvolvedores que posteriormente se voltariam ao Game Boy, incluindo os criadores de Pokémon.
Colunas anteriores: