O ano de 2016 certamente ficará marcado na história da Nintendo de maneira positiva por diversos motivos. Um deles é o fato de que, de acordo com dados divulgados pela equipe de análise de mercado SimilarWeb, a empresa teve um volume de buscas três vezes maior que o PlayStation ou o Xbox nos últimos dozes meses na terra do Tio Sam.
Segundo os dados divulgados pela empresa, muito desse volume se deve aos novos produtos e anúncios que foram feitos pela Nintendo ao longo do ano. Um dos dados apontados no relatório é o aumento no interesse por Pokémon GO, mas quem acabou se destacando nessa história toda foi o Nintendo Switch. O NES Classic Edition e o lançamento de Super Mario Run para iOS também contribuíram nessa conta, como é possível ver a seguir:
Gráfico mostra volume de buscas relacionadas às três gigantes dos games
Para a montagem dos dados acima, a SimilarWeb incluiu apenas as buscas por termos que estavam relacionados a produtos da Nintendo, da Sony e da Microsoft, deixando de lado palavras associadas a jogos, controle ou acessórios (como Pikachu ou DualShock 4), que não foram contabilizadas no total.

Algo mais motivou esse crescimento?

Além de termos mais gerais, a empresa também identificou um aumento no número de palavras-chaves que as pessoas utilizaram para realizar as suas buscas ao longo do ano que está prestes a encerrar, fazendo com que ela ganhasse a dianteira nesse sentido.
“Em janeiro de 2016, pudemos identificar um total de 39 palavras-chaves gerando tráfego para essas marcas. A Nintendo tinha seis, o Xbox tinha 16 e o PlayStation tinha 17. Em novembro, percebemos que esse número passou para 183 termos, e a Nintendo tinha 101, o Xbox 30 e o Playstation 52”, diz um relatório enviado pela SimilarWeb à imprensa.